As Histórias que o Museu Conta
O que significa para nós, hoje, vermos imagens de chuva em Curitiba da década de 1970? Crianças soltando raias? O pregão da bolsa de valores? Certamente não é o mesmo que se via na época, com certeza será diferente daqui a 20, 40 anos.
Os arquivos estão vivos. As obras, documentos, artefatos que compõem os acervos museais não são objetos marcados num tempo e espaço: são vestígios do passado, estão em constante fricção com o presente, possibilitam a nós humanos a criação de nossos futuros.
A exposição virtual "As histórias que o museu conta" não vem entregar conhecimentos completos, mas propor leituras possíveis - seja você uma pessoa pesquisadora ou somente curiosa sobre sua realidade.
O museu é feito de documentos e, sobretudo, de pessoas. O futuro dos museus é que ele seja de todos nós.
Sabe algo mais sobre essas imagens? Por favor, nos escreva: https://forms.gle/ugaW1YPEudRdSeBDA
Exposição virtual - As Histórias que o Museu Conta
Descrição do vídeo: Imagens em movimento, em preto e branco. Iniciam com plano fechado mostrando estrada lamacenta com carro. Na sequência, planos abertos. Vemos uma corrida de calhambeques. Homens ajudam empurrando os carros para não atolarem. No ponto de chegada, homens, mulheres e crianças assistem à corrida do alto de um barranco à beira da estrada.
Descrição da imagem: fotografia retangular em formato horizontal, em preto e branco. Há árvores ao fundo. Um rio ocupa o lado esquerdo da foto. Há um barco meio atracado, meio na água, e sobre ele dois homens jovens, em pé. Do lado direito da imagem, na terra, vemos um cachorro preto ao lado de outro homem jovem, que segura com as duas mãos um remo. Os três jovens estão vestindo calças compridas, blusas de mangas longas claras e boinas. O nome do barco, inscrito na popa, é ‘Zulmira’.
Descrição da imagem: fotografia quadrada, em preto e branco. Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba. Ao fundo, montanhas da Serra do Mar, parte do complexo do Pico do Marumbi. Nas laterais, algumas casas e a estação de parada do trem do Pico do Marumbi.
Descrição do vídeo: imagens em movimento. Frame único, primeiro plano com close no entrevistado que fala sobre os preços de arroz e feijão, cenário ao fundo de feira livre, pessoas caminhando, carregando suas sacolas de compras.
Descrição da imagem: fotografia vertical, em preto e branco. Uma mulher jovem, negra, com uma criança no colo de laçarote no cabelo. Ambas olham para a câmera. A jovem usa vestido de cor clara e manga curta, tem cabelo curto e encaracolados. Estão um pouco desfocadas. Logo atrás há uma senhora carregando uma criança, veste saia e casacos escuros e tem o cabelo liso preso. Percebe-se ao fundo mais pessoas continuando uma fila.
Descrição da imagem: fotografia quadrada, em preto e branco. Várias pessoas em uma sala de leilão da bolsa de valores olhando para um painel numérico do pregão que está ao alto. Vemos quatro pessoas que estão em pé em uma espécie de corredor/passarela ao alto manuseando esse painel, com as cotações e os registros de compras e vendas de ações.
Descrição do vídeo: imagens em movimento. Plano aberto da Rua XV de Novembro com pessoas andando apressadas com guarda-chuvas, sombrinhas e outras com jornal na cabeça para se proteger da chuva. Corte para Praça Tiradentes com pessoas indo para o trabalho, saindo das lojas, atravessando a rua, ônibus estacionado e movimento cotidiano. Um dia de muito frio. Vídeo finalizado com plano aberto que mostra congestionamento de táxi e carros na Rua Marechal Deodoro. Vestimenta da época em um dia frio, casaco comprido e calça boca larga.
Descrição da imagem: fotografia quadrada, em preto e branco, de área urbana da cidade de Curitiba vista de cima. Duas vias que partem da parte inferior da imagem se unem numa só rua ou avenida, no centro da foto. As ruas são ladeadas por prédios em construção, casas e árvores. Bem ao fundo, vegetação mais densa.
Descrição da imagem: imagem retangular, em preto e branco. Ao fundo há árvores. Quatro pessoas aparecem de corpo inteiro, posando para a foto. À esquerda está Dario Vellozo, um homem branco de idade avançada, braço cruzado, vestindo terno claro. Ele olha para a direita em direção a três moças, uma ao lado da outra, vestidas com túnicas de estilo greco-romano. A jovem ao lado de Dario olha para a câmera, e as outras duas para algo ou alguém fora do quadro. Todas têm cabelo curto e usam tiara no cabelo.
Descrição da imagem: fotografia vertical em preto e branco. Uma mulher vestida com túnica em estilo greco-romano e tiara no cabelo preso apoia mão direita em uma grande árvore com raízes à mostra, situada num bosque.
Descrição do vídeo: Sequência de planos mostrando a arte moderna da época. Música – Mulher de casaco e cabelo amarrado entrega partituras para mulher de cabelo comprido e blusa listrada de manga longa que toca piano instalado na rua ao ar livre. Close em relógio despertador que está sobre o piano com números em algarismos romanos marcando 14h52min. Pessoas passam e pessoas paradas apreciam o que está sendo tocado. Escultura – Na sequência uma menina de cabelo curto sorridente está modelando um objeto em argila. O local é uma sala de ateliê de cerâmica. A menina observa um menino que faz o mesmo. Culinária – Moças e rapazes com o rosto pintado com tinta sovam massa de pão sobre uma mesa enfarinhada. Teatro – Em um palco na praça, rapazes com rosto pintado e texto na mão ensaiam ou apresentam uma peça de teatro.
Descrição da imagem: fotografia em preto e branco. Ambiente interno, sala de manicure com espelho na parede, cadeiras, mesa de manicure com luminária. A manicure de aparência jovem, cabelo preto preso, rosto fino, sorridente ao fazer as unhas de um cliente. Homem sentado à frente da manicure com a mão esquerda sobre uma toalha branca e mão direita fazendo a limpeza das unhas pela manicure. Sentado ao lado da mulher, mais próximo da câmera, do lado esquerdo da imagem, um homem jovem de terno e gravata, de pernas cruzadas, faz anotações de uma possível entrevista.
Descrição da imagem: fotografia horizontal em preto e branco. Imagem mostra interior do galpão de uma fábrica, com grandes teares mecânicos de produção de fitas, dispostos em fileiras. Nos corredores entre os teares, mulheres manuseiam as máquinas. As operárias usam uniforme composto de vestido com comprimento pouco abaixo do joelho e manga curta.
Descrição do vídeo: plano fechado mostrando quatro meninos na varanda de uma casa de madeira confeccionam pipas. Na sequência de plano aberto, na rua, meninos correm empinando as pipas. Plano fechado mostrando a pipa no ar.
Descrição da imagem: fotografia horizontal em preto e branco. Uma fila de mulheres e crianças se forma na lateral de um prédio, do fundo para a frente da imagem, da direita para a esquerda do quadro. As crianças todas têm um brinquedo na mão. Há luminárias antigas de rua.
Descrição da imagem: fotografia quadrada em preto e Branco. Do lado esquerdo da imagem, caixas de engraxates estão enfileiradas ao lado de uma parede branca. Diante das caixas e em pé, do lado direto da foto, um menino de cabeça baixa segura uma caixa de engraxate no ombro. Ele veste calça e camisa escuras. Na caixa se lê a inscrição ‘Instituto de Assistência ao Menor – Casa do Menor Trabalhador’.
FICHA TÉCNICA
Diretora do Museu da Imagem e do Som do Paraná
Cristiane Senn
Assessoria de Comunicação | SECC
Dani Brito
Assessoria de Design | SECC
Rita Solieri Brandt
Design Gráfico
Raquel Dzierva
Paulo Pimentel Zottino
Revisão
Alessandro Manoel
EQUIPE TÉCNICA
Cristiane Senn | Coordenação
Vânia Machado | Curadoria e Pesquisa
José Luiz de Carvalho | Curadoria e Pesquisa
EQUIPE MIS PARANÁ
Cristiane Senn
Diretora
Gefferson Ferreira Vaz
Técnico administrativo
Vania Machado
Setor Educativo
José Luiz de Carvalho
Acervo e Pesquisa
Gerson Antonio Ferreira
Técnico de Acervo
Auxiliares de acervo
Miria Caramel Rocha
Gilson Caetano de Carvalho
Estagiários
Cícely Assis Machado Salamunes
Leslaine Giacomassi de Oliveira Balmant
Luiz Henrique Macedo Silveira
Tárcilo Matheus Ferreira Pereira
Equipe de apoio
Admir Oliveira
Adriana Lima da Silva
Edson Ribeiro
José Wilmar
Silvana Aparecida Barbosa
Simone Martins
Sirlei Caldas da Silva
Vanderley Ferreira